Começam neste mês as aulas do Polo Educa Verde, no Parque Ecológico Águas do Lajeado. O projeto se desenvolve por meio de parceria entre a prefeitura e o governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente. O Polo Educa Verde vai formar turmas de multiplicadores ambientais, que irão difundir os ensinamentos e as mensagens de preservação do meio ambiente em seus locais de atuação.
As turmas já estão fechadas para o início dos cursos de formação de educadores ambientais. Cerca de 120 pessoas garantiram vagas nos cursos. Três turmas foram montadas, com representantes de diferentes segmentos da comunidade. Entre eles, professores, líderes de empresas da cidade, outra turma foi formada por funcionários públicos, pessoas da comunidade e produtores rurais e a última é formada por estudantes ( jovens e adolenscentes).
A próxima aula esta martcada para o dia 19 de Novembro, nesta sexta - feira, onde serão duas turmas. Na sexta a tarde estão tendo aula os jovens e adolescentes das escolas do municipio e a noite funcionários da prefeitura, população em geral e produtores rurais.
A conclusão do curso está programada para setembro de 2011. A finalidade do projeto é disseminar a idéia da importância da preservação do meio ambiente, formando multiplicadores da idéia da preservação ambiental. As pessoas que fizerem o curso terão a missão de repassar os ensinamentos para a população, pelos seus diferentes segmentos.
Para viabilizar a realização do projeto, com recursos do Ministério do Meio Ambiente, a prefeitura adquiriu uma perua Kombi, um aparelho GPS, computador com impressora, mesas, cadeiras, entre outros equipamentos. Para ministrar o curso foi contratada uma empresa que terá de apresentar profissionais graduados e especialistas na área ambiental.
Os participantes do curso receberão material apostilado. No conteúdo do programa há cinco eixos: motivação; fundamentos da educação ambiental; ferramentas para gestão ambiental; temáticas local e regional e intervenção junto à comunidade. Além das aulas teóricas haverá aulas de campo.
Fonte: Jornal Independente (www.jidc.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário