A ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Dois Córregos está prestes a entrar em funcionamento. As lagoas de filtragem dos dejectos já estão sendo cheias. Quinta-feira da semana passada, funcionários da Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, responsável pela execução da obra, deram início ao processo de enchimento das lagoas.
Foi montada uma tubulação para trazer água do Ribeirão do Peixe até o local onde foram construídas as três lagoas de decantação. A água está sendo bombeada para as lagoas. Depois começarão os testes para verificação se tudo está funcionando dentro do esperado.
A Estação Elevatória também está pronta. Resta, apenas, a instalação dos equipamentos. Até o final do ano a ETE deve entrar em operação em caráter experimental. Quando isso acontecer, será analisada pelos órgãos ambientais do governo do Estado para verificar se o tratamento está dentro dos padrões.
A ETE de Dois Córregos será uma das maiores do Estado para os padrões de população da cidade. Está sendo construída mediante convênio com a Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, através do Programa Água Limpa, em parceria com a prefeitura. O custo final da obra deve girar em torno de 4,5 milhões de reais.
A ETE vai tratar todo o esgoto do município e tem previsão para suportar o crescimento da cidade por cerca de 30 anos. A Estação foi construída em área de 8,5 alqueires, adquirido pela prefeitura, pouco distante da Rodovia Vicinal Dr. Fernando de Oliveira Simões, proximidades da unidade de Dois Córregos da Cosan.
Depois de tratado, o esgoto será devolvido ao Ribeirão do Peixe, um dos afluentes do Rio Jaú. Mas sem condições de poluir o curso d’água. Até agora todo o esgoto colhido em Dois Córregos era jogado, in natura, no mesmo ribeirão.
Há anos, a construção de emissário já eliminou a poluição dos córregos Fundo e Lajeado que Corta Dois Córregos. A ETE será importante para Jaú, cujo rio que leva o mesmo nome corta o perímetro urbano da vizinha cidade.
Fonte: Jornal Independente (www.jidc.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário