sexta-feira, 18 de março de 2011

Campanha da Fraternidade sobre meio ambiente

Todo ano a Igreja Católica realiza, no Brasil, no período da quaresma, a Campanha da Fraternidade. Nesse tempo, são discutidos temas religiosos e sociais. A campanha é desenvolvida sob a coordenação da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Neste ano a campanha visa conscientizar comunidades cristãs sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas. Após destacar o cuidado com a água e com a Amazônia, em anos anteriores, agora o tema é Fraternidade e a Vida no Planeta. Já o lema é “A criação geme em dores de parto”,citação bíblica de Romanos, capítulo 8, versículo 22.
O intuito da Campanha da Fraternidade é provocar reflexões sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas. Discutir suas causas e conseqüências. Mais que isso, destacar o papel que cada pessoa pode desempenhar nesse processo.
O lançamento da Campanha da Fraternidade aconteceu na tarde do dia 9, quarta-feira de Cinzas. O debate será feito em todas as paróquias, comunidades e nos mais diversos espaços. Segundo a CNBB, a escolha do tema veio ao encontro das discussões atuais na sociedade.
Com a campanha, a Igreja quer despertar as pessoas para a educação ambiental. Dizer que, a partir do dia-a-dia, todos podem tomar medidas que impliquem em menos gasto e mais educação para a vida no planeta. A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade, porque implicam em sofrimento, dores, morte, segundo a CNBB.
A Campanha da Fraternidade foi criada em 1964. Ao longo de 47 anos, passou por três fases distintas. Primeiro discutiu temas relacionados com a renovação da Igreja e a renovação pessoal do cristão. Depois, abordou a preocupação com a realidade social, mediante a denúncia do pecado social e a promoção da justiça. Na etapa em curso desde 1985, a Igreja no Brasil propõe temas de reflexão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.

Jornal Independente
Matéria da edição nº 759 do dia 11/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário